Pra onde foi a Era de Aquário que tava aqui?


Queria começar logo com um texto mais poética mas num ano tão Capricorniano como esse já aprendi que uma relação deve ser CONSTRUÍDA e : com ESTRUTURA (!) então esse artigo vai ser mais racional do que eu gostaria, mas mais necessário do que vocês imaginam ;)!


Pra entender sobre Era, precisamos entender um pouco de como nosso planeta funciona em termos de movimentação. Não vai doer, e vai te dar mais propriedade pra conversar sobre isso, confia em mim: além de rotação e translação, existe um movimento menos famoso e bem mais lento chamado Precessão Axial, que funciona da seguinte forma: por conta da gravidade, o eixo de rotação da Terra se desloca lentamente, apontando para as constelações zodiacais. Como não quero entrar em pontos vernais e diferentes possibilidades de exatidão, só queria deixar claro que na prática, a cada 25800 em média o eixo da terra se desloca apontando pra uma constelação. Agora esta apontado pra Peixes e creio que nem nossos bisnetos (dessa existencia, óbvio) verão a entrada da era de aquário.


Dito a parte mais teórica, queria convidar quem esperava o início de uma nova era a uma reflexão: o que você esperava que chegasse junto com ela? Porque as características aquarianas estão protagonizando nosso céu pelo menos até maio de 2021, então em termos astrológicos temos planetas sociais potentes trazendo a energia inclusiva e mais democrática. Mas era isso que voce queria? Era liberdade? Era o pensamento coletivo? Tudo isso depende mais de nós do que dos astros?


Aquario nos diria: não é só o macro que influi no micro. Façam valer a força oposto. Tamanho não é documento nem no ambito astral :)!



Referencias:


Site para estudo e exemplos: Stellarium.org


Paulo Araújo Duarte. Professor de Astronomia do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina. Maio/1999

https://planetario.ufsc.br/a-era-de-aquario/


Texto de Alexey Dodsworth - A Era de Aquário não começa em 2020

https://www.personare.com.br/era-de-aquario-2020-nao-comeca-m81056


<